terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre o Google+


O Google lançou nesta semana sua mais nova tentativa de barrar o Facebook. Após as frustrações com o Wave e o Buzz, a empresa decidiu apostar em uma rede social que se integra a diferentes serviços, como Gmail, Google Talk e Google Profiles. A rede também adotou o sistema de convites - como foi usado por muito tempo no Gmail, Orkut e no pouco tempo de vida do Wave - mas, dessa vez, parece que eles foram mais generosos e disponibilizaram uma quantidade maior, logo no início.

 Eu mesmo já tive acesso ao Google+ e explico como ele funciona.

Por enquanto, ainda há pouca gente disponível no Google+, mas, pelo visto, não vai demorar muito para que todos tenham acesso. Uma das funções é o Stream, que é, basicamente, o Feed de Notícias do Facebook. É onde o usuário recebe todas as informações postadas pelos amigos, sejam mensagens, fotos ou vídeos. E é onde é possível interagir com os outros usuários da rede, seja comentando o conteúdo postado ou clicando no "+1", o Curtir do Google+.
Publicar conteúdo no Stream é fácil: clique na caixa "Compartilhe novidades". Abrirá uma caixa para digitar um texto. No canto inferior esquerdo encontram-se ícones para postar fotos, vídeos, links ou a sua localização. O funcionamento é igual ao do Facebook, não é necessário clicar no link para postá-lo, basta inserí-lo na caixa de texto.

Na parte de baixo aparece o campo para selecionar os círculos que receberão a mensagem: em "Público", qualquer pessoa poderá acessar, mesmo que não tenha conta no Google+. É possível selecionar diversos círculos para receber aquele conteúdo, ou até mesmo uma pessoa específica - nesse caso, apenas os integrantes dos círculos, ou as pessoas escolhidas, poderão ler o que foi postado.




É possível postar no Stream do Google+ sem estar exatamente no Google+. Na barra superior, que aparece também no Gmail, no lado direito, tem um campo "Compartilhar", que, ao clicar, abre a mesma caixa de mensagens do Stream.

No menu esquerdo é possível filtrar mensagens de quais círculos aparecerão no Stream. Ao clicar no círculo "Amigos", por exemplo, você verá apenas as postagens feitas por quem foi adicionado nesse círculo.

 

"Entrada" mostra pessoas conectadas a você que ainda não foram adicionadas a nenhum círculo e "Notificações" agrupa as atualizações recebidas no canto superior direito, como no Facebook. Já "Visão geral" volta para a visualização do Stream sem o filtro de círculos.

No menu da direita encontra-se, na parte superior, uma lista de contatos do Google+. Ao clicar na foto de algum dos seus contatos você será redirecionado para o pefil do Google Profiles dele. Abaixo estão algumas sugestões de amigos para adicionar a círculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse, este espaço é seu.

Se desejar conversar no particular, veja a página Contato no início da página.

Palavrões ou expressões de baixo calão serão consideradas spam.

Volte sempre!